sábado, 20 de setembro de 2008

Um parecer sobre Software Livre.

Depois de muito tempo sem postar... retorno com um texto que fiz para um trabalho de Etica.
Deem uma olhada ;)

O filme Matrix, aborda muito a questão da liberdade, neste trabalho fiz uma comparação do filme com a questão de licenças de software, pode-se inicialmente observar que a Matrix representa as máquinas, a dominação (software licenciados).
A filosofia do Software Livre encontra as suas raízes na livre troca de conhecimentos e de pensamentos que podem tradicionalmente ser encontrada no campo científico. Tal como as idéias, os programas de computador não são tangíveis e podem ser copiados sem perda. A sua distribuição é à base de um processo de evolução que alimenta o desenvolvimento do pensamento.
Nos anos 80 Richard Stallman tomou a pílula vermelha, largou o emprego e lançou o projeto GNU.
"Quando a Matrix foi construída, existia um homem nascido nela que tinha a possibilidade de mudar o que ele quisesse para refazer a Matrix (o sistema) a seu modo. Foi ele que libertou os primeiros de nós e nos mostrou a verdade."
Richard Stallman foi o primeiro a formalizar esta maneira de pensar para o software sobre a forma de quatro liberdades:
- 1ª liberdade:
A liberdade de executar o software, para qualquer uso.
- 2ª liberdade:
A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades.
Qualquer tecnologia que você não entende e não pode entender nem controlar, você se sente desconfortável, aprisionado por não ter a liberdade de modificar ao seu jeito.
- 3ª liberdade:
A liberdade de redistribuir cópias.
- 4ª liberdade:
A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.
"Não tente entortar a colher, é impossível. Em vez disso, apenas tente ver a verdade. A colher não existe." Com esta liberdade o que ajudaria só a você pode passar a ajudar toda a sociedade.
O software que siga esses quatro princípios é chamado "Software Livre" (ou Free Software).
Sem as liberdades, você fica sujeito ao que o outro quiser fazer com você. Sem o controle sobre o software, quem impõe as regras é ele.
Atualmente existem certas empresas que fecham seus códigos para o mundo externo, e isso é um meio de tornar as pessoas mais ignorantes. Não é questão de que todo mundo precise saber, mas de quem quiser ou precisar, poder aprender. Sem isso, a gente perde o controle, nos tornamos dependentes, e ficamos a mercê de interesses que nem sempre são amigáveis. E assim surge a Matrix.

(:

SAIAM DA MATRIX ;x
libertem-se ;)
e vá em busca dos seus direitos...

by Chaves

Um comentário:

Um maniáco por informática disse...

Lol mandou ver Chaves :) o final ficou destruidor =]