segunda-feira, 3 de março de 2008

Configurando um leitor de cartao de memoria Ricoh [Linux]

Bem primeiro vou mostrar o dispositivo que configurei, com um lspci

0a:01.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)
0a:01.1 Generic system peripheral [0805]: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)
0a:01.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C843 MMC Host Controller (rev 12)
0a:01.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)
0a:01.4 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev ff)

o procedimento que utilizei foi modificar algo do dispositivo FireWire, antes da inicializaçao do modulo sdhci

para isso criei um arquivo em /etc/modprobe.d
com o seguinte: (faça td na mesma linha)
ps.: os ##### tem que ser substituido pelo id da placa de firewire
no meu caso era 0a:01:0...

install sdhci setpci -s ##### 0xCA=0x57; setpci -s ##### 0xCB=0x02; setpci -s #####0xCA=0x00; /sbin/modprobe --ignore-install sdhci;

o nome do arquivo nao depende, mas gravei como sdhci pra me axar caso queira altera-lo de novo.

matei o modulo com um # rmmod sdhci
e iniciei o mesmo com um # modprobe sdhci


quando coloquei o cartao MMC no leitor... o Ubuntu abriu uma janela com os arquivos ;D
tanaam :D

nao lembro o site que axei o script acima... se eu axar eu edito a pagina ;)

2 comentários:

Sant'Anna, Bruno disse...

Só funciona com cartões suportados, atualmente só são suportados MMC e SD.

Gustavo Diogo disse...

Pensei que iria funcionar com o MemoryStick, da sony. =/

Com SD card o meu funciona normal.

Caso encontre algo, por favor, publique!

Valeu!